A luta é para que todos venham a ter um ambiente livre de mosquitos da dengue

Ascom

Nesta quinta-feira, 4 de abril, ocorreu a caminhada de conscientização contra o mosquito da dengue em Luzimangues. A atividade reuniu agentes de saúde, alunos do Colégio Beira Rio e moradores do distrito.

Segundo a secretária de saúde, Cristiane Nunes, o principal objetivo é sensibilizar e conscientizar a população. "Hoje precisamos ter ciência de que devemos estar unidos no combate ao mosquito da dengue", disse. Durante a caminhada, foram distribuídos panfletos de conscientização sobre como cuidar adequadamente do quintal.

A professora Tatiana Gomes, presente no evento, deixou um alerta para a população: "Peço à população que não deixe água parada e que limpem seus quintais, pois podem estar contribuindo para o foco do mosquito da dengue.".

O vírus pode ser transmitido pela picada das fêmeas de Aedes aegypti infectadas. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2023 foram notificados 884 casos de dengue, com 104 confirmações, 274 casos notificados de chikungunya, com 98 confirmados, e 78 notificações de zika, com 6 casos confirmados.
 

Durante a ação, os agentes de saúde alertaram a população sobre os cuidados que devem ser tomados, como:

- Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;

- Remoção de recipientes e pontos de água parada que possam se transformar em criadouros de mosquitos;

- Vedação dos reservatórios e caixas d'água; desobstrução de calhas, lajes e ralos; e participação nas ações de prevenção e controle da dengue realizadas no município.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp