Conforme o documento os poderes precisam encontrar uma solução para a falta de recursos e de pagamentos

Da Redação

A Associação de Veículos de Comunicação do Tocantins- Avecom, divulgou na manhã desta quinta-feira 18, uma carta aberta pedindo a sensibilidade dos governantes no que diz respeito ao trabalho essencial da imprensa.

De acordo com o documento os poderes executivo e legislativo precisam encontrar uma solução para o problema de falta de pagamentos e de recursos para área.

Confira na íntegra a nota:

A imprensa é um serviço essencial nessa pandemia, assim como médicos, enfermeiros, bombeiros e policiais militares. Não é só falácia nem proselitismo pois está reconhecida em lei. Não os blogueiros alinhados com o pensamento de determinado grupo político, nem os sites de Fake News que buscam destruir reputações e construir narrativas. Mas o jornalismo profissional, feito por veículos de comunicação que há décadas estão no Tocantins e que têm compromisso com a verdade, com a apuração honesta e divulgação dos fatos da forma mais imparcial possível.

A imprensa livre e forte é essencial para informar através de fontes oficiais e confiáveis, o que ocorre em meio à maior crise sanitária e financeira dos últimos 100 anos. Temos a obrigação com o nosso público de divulgar tanto os fatos positivos, quanto os fatos negativos acerca dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada e que medidas estão sendo tomadas para resolver os gravíssimos problemas que vimos enfrentando.

Dito isso, nos preocupa sobremaneira a escassez dos recursos públicos voltados para o setor, tanto com relação às campanhas publicitárias, que complementam a função de informar à população e ao mesmo tempo são uma importante fonte de receita para que os veículos profissionais de comunicação continuem oferecendo um trabalho de qualidade, quanto as linhas de crédito, fundamentais para que atravessemos esta pandemia sem demitir nossos funcionários, que se arriscam diariamente para levar as notícias aos leitores, ouvintes e telespectadores

Assim sendo, pedimos a sensibilidade dos nossos governantes, principalmente dos poderes Executivo e Legislativo para encontrar uma solução para este problema. Do contrário vamos ver empresas fechando, profissionais sendo demitidos e os gabinetes do ódio tomando conta do cenário da comunicação, com consequências imprevisíveis, principalmente para os mandatários do Estado.

O remanejamento de recursos para a Comunicação Social é fundamental para que continuemos desenvolvendo o nosso trabalho com qualidade, isenção, honestidade e imparcialidade necessários ao povo tocantinense de norte a sul do estado.

Da mesma forma, se faz necessária a finalização do processo de licitação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas, que já dura nove meses. Tão importante quanto, por todos os motivos elencados acima.

Palmas-TO, 17 de junho de 2020.

Assinam os seguintes membros da AVECOM - Associação Tocantinense dos Veículos de Comunicação, através dos seus representantes,

 

Márcio Rocha

Folha Capital

 

Maju Cotrim

Gazeta do Cerrado

 

Arnaldo Filho

AF Notícias

 

Alex Câmara

Orla Notícias

 

Wibergson Gomes

O Girassol

 

Fátima Fernandes

Portal Stylo

 

Hércules Dias

Portal HD

 

Sérgio Barbosa

Portal Agora-TO

 

Joana Castro

O Jornal

 

Edson Rodrigues

Paralelo 13

 

Alessandro Ferreira

Agência Tocantins

 

Paulo Palmares

A Voz do Bico

 

Fred Alves

Centro Norte Notícias

 

Ricardo Fernandes / Eduardo Gomes

Diário Tocantinense

 

Wesley Silas

Portal Atitude

 

Tasso Antônio

Folha do Bico

 

Bruno Alves Gomes

Bico 24h

 

Raimundo Lira

Poptvnews

 

Jaciara Barros

Portal Jaciara Barros

Assinam ainda os seguintes veículos não integrantes da AVECOM, através dos seus representantes:

 

Marcos Pimenta

Rádio Líder FM

 

 Marcelo Macedo

Sucesso FM

 

João Victor

Gazeta Tocantinia

 

Antônio Reis

Portal Gazeta do Bico e Rádio FM Fênix

 

Raimundo Silva de Oliveira

Sistema Dimensão FM

 

Saulo Póvoa

BR FM Alvorada

 

Bernardino Rodrigues de Sousa

Tribuna do Interior

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp