Da Redação

O carnaval 2023 é uma data que costuma gerar dúvidas em relação ao funcionamento de repartições públicas, órgãos do governo, comércio, bancos e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Muitos desconhecem, mas o carnaval não é um feriado nacional. As empresas não são obrigadas a conceder folga para os funcionários, podendo convocá-los para trabalhar sem precisar pagar hora extra. Mesmo assim, é bastante comum que empresários negociem um acordo.

Veja a seguir o que abre e fecha no Carnaval:

Shopping Capim Dourado 

Bancos 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval, nos dias 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira).

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (quarta-feira, 22). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Correios 

Nesta sexta-feira (17), todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país.

No sábado (18), o serviço de entregas será realizado e haverá expediente apenas nas agências que já atendem nesse dia.

Na segunda e terça-feira (20 e 21), não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados somente na quarta-feira (22), sendo que as agências abrirão a partir das 12h.

Nos dias 20 e 21, o atendimento da Central de Atendimento dos Correios - CAC estará disponível por meio dos seguintes canais:

  • Site dos Correios, na página: faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php;

  • Atendimento automatizado, pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;

  • Chat: https://www.correios.com.br/

  • O atendimento com os operadores será retomado no dia 22, às 8h.

Comércio 
Segundo a Fecomércio às empresas do Comércio em geral poderão abrir normalmente no dia 21 de fevereiro (Terça de Carnaval), conforme a cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2023.

Além disso, a Fecomércio afirma que nos dias 20 e 21 não haverá expediente nas unidades do sistema Fecomércio, Sesc, Senac e o próprio instituto, as atividades retornam na quarta, 22 a partir do 12h.

Ponto facultativo

O ponto facultativo acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira de carnaval. Na quarta-feira de cinzas, dia 22, o expediente nos órgãos do Poder Executivo Estadual ocorrerá, de maneira excepcional, das 12 às 18 horas. 

O ponto facultativo não vai afetar o funcionamento de serviços essenciais, como saúde e segurança, que já atuam em regime de plantão.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp