O balanço mais recente, fornecido pelas autoridades locais, é assustador: pelo menos 1.120 pessoas perderam a vida, incluindo 700 em Israel, 413 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia.

Da Redação

O conflito entre Israel e o Hamas, que está em seu terceiro dia, tem deixado uma triste trilha de destruição e tragédia. O balanço mais recente, fornecido pelas autoridades locais, é assustador: pelo menos 1.120 pessoas perderam a vida, incluindo 700 em Israel, 413 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia. Milhares de indivíduos ficaram feridos nesse cenário de violência.

O Início do Conflito

A disputa teve início quando o Hamas, um grupo extremista armado e uma das maiores organizações islâmicas nos territórios palestinos, lançou um ataque-surpresa contra o território israelense no último sábado (7). A partir da Faixa de Gaza, nada menos que 5 mil foguetes foram disparados, gerando pânico e destruição.

Violência em Terra, Mar e Ar

Os conflitos se estenderam para além das fronteiras. Homens armados do Hamas invadiram o território israelense na região sul do país, causando temor e insegurança nas ruas. Agências internacionais reportaram que civis foram alvos dessas investidas.

Outro aspecto alarmante é o sequestro de dezenas de israelenses, incluindo mulheres e crianças, que foram levados como reféns para Gaza, agravando ainda mais a tensão na região.

Brasileiros no Centro da Atenção

No meio desse cenário caótico, brasileiros também vivenciaram momentos de terror. O pai do famoso DJ Alok, Juarez Petrillo, estava em Tel Aviv para se apresentar em um festival de música quando a cidade foi alvo de ataques terroristas.

Alok, em uma declaração, explicou que seu pai estava no país como contratado para se apresentar em um evento. Juarez Petrillo não tinha relação com a organização do festival, sendo apenas o artista convidado. Ele se encontra em Israel, aguardando um retorno seguro ao Brasil.

Segundo o apurado pelo DT, 36 tocantineses estavam em caravanas, desses 19 conseguiram embarcar de volta. No entanto, os 17 que ainda permanecem na região não têm previsão para realocação nos próximos voos, disse um dos lideres da caravana ao Gazeta, Pastor Bueno Jr. 

Esforços de Resgate e Incertezas

Ao Diário Tocantinense o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com o Governo Federal, mobilizou seis aeronaves para missões de resgate de brasileiros em território afetado pelos eventos recentes.


Uma das aeronaves, o KC-30 (Airbus A330 200), tem previsão de decolagem em 08/10, às 18 horas (horário de Brasília), da Base Aérea de Natal (BANT). Além da tripulação, equipes de saúde estarão presentes para prestar apoio em caso de necessidade.

Outras cinco aeronaves, incluindo mais um KC-30, dois KC-390 Millennium (Embraer) e dois VC-2 (Embraer 190), que normalmente atendem à Presidência da República, estão prontas para serem empregadas nos próximos dias.

O Ministério das Relações Exteriores também foi contatado e relatou que um brasileiro ficou ferido e está hospitalizado, recebendo apoio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv. A embaixada também está em busca de contato com outros dois nacionais brasileiros que estavam no local que foi atacado, buscando prestar assistência em meio à situação crítica na região.

A busca por informações e esforços de resgate continuam em meio a uma das crises mais graves da região.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp