Em sua estrutura original ele é executado em três etapas: chapisco, emboço e reboco.

Da Redação

O reboco, como é conhecido popularmente, é uma camada que reveste e regulariza as casas e edificações, sendo aplicado após a alvenaria (assentamento de tijolos) e antes da etapa de início da pintura. O mais usual é executa-lo com argamassa comentícia, que compreende na mistura de areia, cimento e algum aditivo que dá plasticidade a argamassa, utilizado de forma liquida ou a cal hidratada. Em sua estrutura original ele é executado em três etapas: chapisco, emboço e reboco.

O chapisco é a primeira camada aplicada na base de onde será feito o reboco, utilizado em forma liquida e geralmente tem uma espessura de 6 mm (seis milímetros). Essa camada serve para dar melhor aderência às camadas subsequentes, uma vez que os tijolos e estruturas de concreto tem grandes superfícies “lisas”, garantindo assim que não ocorra o desplacamento dos serviços posteriores.

A segunda camada é o emboço, que é utilizado para preencher maiores irregularidades da superfície, sendo assim uma etapa que ainda não proporciona o acabamento ideal para a aplicação da pintura. O emboço é aplicado com a argamassa em estado pastoso, e utilizado uma ferramenta chamada régua para dar sua planicidade.

Por último e não menos importante vem a camada de reboco que compreende mais uma camada de aplicação de argamassa em seu estado pastoso, sendo planificado com a régua e dado seu acabamento com ferramentas denominadas desempenadeiras, deixando a superfície pronta para a pintura.

No decorrer da construção civil, usualmente a etapa de emboço e reboco foi adaptada em uma só, devido a qualidade de execução dos serviços anteriores, que chamamos de reboco paulista. Sua espessura ideal entre 1,5 e 2,0 cm, resultando na agilidade do serviço e economia de material. 

Tratamos de uma atividade rotineira e teoricamente muito simples de se executar, porem quando seus insumos são aplicados em proporções incorretas podem gerar fissuras no reboco, além de sua planicidade também ser essencial para após a entrega da obra não trazer transtornos estéticos para os usuários, devendo ser uma atividade monitorada e aprovada durante sua execução.

 

 

 

 

Confira o reboco sobre o chapisco:

Gustavo Siriano Bonagura,  
Proprietário da empresa BONNA CONSTRUÇÕES E ENGENHARIA.
Graduado em Engenharia Civil na Universidade CEULP/ULBRA,
MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção, cursando MBA Patologia das Construções: Diagnósticos e Tratamento
Instagram @gustavobonagura @bonnaconstrucoes
e-mail: gustavobonagura.eng@gmail.com

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp