Wanderlei Barbosa venceu no primeiro turno da Eleição de 2022 com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL).

Da Redação

Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito para governar o Tocantins neste domingo, 01 de janeiro, por mais quatro anos. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado. 

Ao lado de Laurez Moreira, o governador discursou à classe política presente e chegou a se emocionar ao mencionar seu pai, Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas: "Minha Referencia".

Após a posse na ALETO, Wanderlei juntamente com sua base seguiu a pé até a entrada da ala norte do Palácio Araguaia, onde fez seu segundo pronunciamento como governador reeleito a uma multidão. 

Ele chegou a agradecer a todos que estiveram o apoiando durante a caminhada para a reeleição e chegou a trocar elogios com o vice - que também discursou. Wanderlei frisou que parceria com as instituições do Estado serão prioridade.

No discurso, Wanderlei relembrou das divergências políticas que enfrentou e afirmou que mesmo com elas, o foco será o Estado. "Nós vamos continuar trabalhando juntos. As divergências ideológicas e partidárias ficaram para trás. Política se faz na hora de fazer política. Governo se faz no momento de fazer gestão".

Seu vice, Laurez chegou a discursar e afirmar que está junto com Wanderlei para somar e que trará tranquilidade à gestão: "Wanderlei vai ter um vice que o deixará sempre de cabeça tranquila". 

Wanderlei mencionou Dorinha como uma grande aliada. "Eu tive a alegria de eleger uma companheira muito brilhante. Nós nunca tivemos uma divergência se quer, a nossa senadora professora Dorinha (UB) 

Presidência do Brasil 

Wanderlei chegou a comentar sobre a insatisfação do povo diante da vontade da maioria nas eleições para presidente do Brasil. "Os tocantinenses me escolheram. Eu ficaria muito triste se eu pudesse ou tivesse contestação social diante da vontade da maioria. Então que Deus abençoe os brasileiros e que Deus abençõe o próximo Governo e que seja um Governo bom para o Brasil".

Além disso, o governador afirmou apoiar o novo presidente. "Se o presidente precisar da bancada federal, a bancada não pode negar o Brasil. Temos que respeitar a vontade da maioria".

Em seu primeiro compromisso de 2023, Wanderlei afirmou que está pronto para ir, ainda neste domingo, para Brasília (DF) para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Wanderlei Barbosa
Wanderlei Barbosa tem 58 anos e é natural de Porto Nacional. Nascido em berço político, sendo filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas, Barbosa começou a carreira política em 1989, como vereador pelo município. Em 1996 mudou para a capital onde também se elegeu vereador.

Ele chegou a ser presidente da Câmara Municipal nos biênios de 2003-2004 e de 2009-2010. Também ocupou o cargo de subprefeito de Taquaruçu na época da emancipação.

Em 2010, Wanderlei se elegeu para o primeiro mandato como deputado estadual. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora.

Wanderlei Barbosa venceu no primeiro turno da Eleição de 2022 com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL).


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp