Prefeito Celso Morais também decretou luto oficial em Paraíso, onde o ex-deputado residiu por muitos anos

Redação com informações da Secom

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou nesta quarta-feira, 17, luto oficial por três dias em todo o território tocantinense pela morte do ex-senador, ex-deputado e ex-secretário de Estado, Totó Cavalcante. O velório da figura emblemática na história e na luta pela criação do Estado do Tocantins será realizado no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos nesta quarta-feira, 17 de julho, a partir das 11 da manhã.

Pesar

"É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do pioneiro do nosso querido Tocantins, Totó Cavalcante. Ele foi um líder dedicado e comprometido com o desenvolvimento do Estado, deixando um legado significativo na política e na vida do nosso povo. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família e amigos de Totó Cavalcante”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.

José Antônio Totó Ayres Cavalcante era natural de Corrente, Piauí, atuou como advogado e professor. Iniciou sua trajetória na política ainda nos anos 80, no estado de Goiás, onde foi eleito como deputado estadual por dois mandatos. No ano de 1994 foi primeiro suplente ao senado, chegando a assumir o mandato de forma temporária.

Legado no Governo do Tocantins

Totó Cavalcante foi uma figura emblemática na política tocantinense, teve um papel crucial na criação do estado do Tocantins, incluindo sua participação em uma greve de fome junto ao ex-governador Siqueira Campos. O político era reconhecido por sua habilidade de articulação e seu compromisso com as causas sociais, chegou a atuar na gestão estadual como secretário do Governo do Tocantins, em 2010.

Paraíso do Tocantins

Residente e empresário por muitos anos em Paraíso do Tocantins, Totó Cavalcante teve o reconhecimento da cidade através do prefeito Celso Morais (MDB), que manifestou pesar e decretou luto oficial na cidade.

De acordo com Celso Morais, Totó Cavalcante atuou intensamente na luta pela criação do Estado do Tocantins. “Considerando os inestimáveis trabalhos dedicados à comunidade paraisense no decorrer de sua vida como cidadão e agente político e às amizades que constituiu em vida com pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade; Considerando o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda deste ilustre cidadão exemplar e respeitável líder político”, cita no documento.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp