O CAL é formado pelos nove Estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Eles ocupam 59% do território brasileiro.

Da Redação

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou hoje da cerimônia de troca de comando do Consórcio Amazônia Legal. A cerimônia de posse ocorreu na sede do consórcio em Brasília, com a presença dos ministros Waldez Góes, ex-governador do Amapá e agora ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Jader Filho, ministro das Cidades, no Governo Lula, além de outros governadores da região amazônica. 


Na ocasião Wanderlei Barbosa agradeceu a oportunidade e desejou uma boa gestão a Barbalho: “Agradecemos por todo trabalho desenvolvido inicialmente pelo ministro Waldez e desejo ao governador Helder Barbalho toda a sorte para que possamos dar continuidade a esse trabalho,”.

Barbalho foi eleito por unanimidade para a função, no dia 19 de dezembro, e coordenará o colegiado durante este ano, substituindo o governador do Amapá, Góes, que estava na função. 

Consórcio Amazônia Legal

O CAL (Consórcio Amazônia Legal) é formado pelos nove Estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Eles ocupam 59% do território brasileiro, com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas.

A missão do CAL é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais. O objetivo do Consórcio é ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp