Governadores acompanharam ações da Operação Canguçu em Pium.

Da Redação

 

Na última sexta-feira, 28, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu em Pium os governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes, e de Goiás, Ronaldo Caiado. O encontro foi para juntos acompanharem as ações da Operação Canguçu, que atua na captura de criminosos que aterrorizaram a cidade de Confresa (MT). 

A tentativa de roubo ocorreu no início de abril, em Mato Grosso. Após a ação frustrada, a quadrilha adentrou em solo tocantinense pela região da Ilha do Bananal. Nos primeiros 10 dias da Operação Canguçu, as forças policiais conjuntas capturaram dois criminosos. Durante confronto com a polícia, seis suspeitos foram mortos.

"Hoje nós entramos no  décimo nono dia de operação e já conseguimos alguns resultados expressivos, a prisão de dois assaltantes e o óbito de outros oitos assaltantes que enfrentavam a polícia. Então é essa a dinâmica que estamos estabelecendo, de fechar o cerco contra essa quadrilha que aterrorizou a cidade de confresa então é uma resposta necessária. Então a Polícia Militar, dos cinco estados que estão integrados estão atuando de maneira enérgica", afirmou o comandante geral da Polícia Militar, Márcio Barbosa.

Durante o encontro, os governadores reforçaram a parceria de união das forças de segurança entre todos os estados envolvidos, incluindo apoio das forças policiais dos estados do Pará e de Minas Gerais.

"Quero agradecer a presença de Mauro Mendes e Ronaldo Caiado que está chegando. Aqui é uma experiência importante, para que a gente possa enfrentar, se porventura tivermos outra situação dessa. A gente tem que socorrer um ao outro, então nesse momento, o Tocantins, para onde os bandidos migraram, recebem o apoio do Mato Grosso, do Pará e de Goiás, mas em qualquer situação que precisarem das forças de seguranças do Tocantins, nós somos solidários", afirmou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Mato Grosso

Na ocasião, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, reforçou a importância da parceria: "Com a união dos estados e das forças de segurança, nós estamos dando uma demonstração clara de que bandido nenhum vai criar nessa região do país. Vamos ficar aqui quantos dias forem necessários", disse.

Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que também esteve no local, fez questão de demonstrar apoio. "Estamos aqui presentes, Pará, Minas, Mato Grosso, Goiás e Tocantins, para dizer que nós vamos ampliar cada vez mais esse braço, e vamos mostrar que a ordem e a lei vai prevalecer em nosso país. Aqui na nossa área bandido não cresce. Aqui é aquela tese - ou muda de profissão ou muda de país, por que aqui não tem lugar para bandido".

Operação Canguçu

A operação conta com 350 homens, que estão distribuídos em cidades do Tocantins e Mato Grosso. As buscas são feitas com a ajuda de cinco aeronaves enviadas por outros estados, barcos, drone e cães. 

Desde o dia 10 de abril, as forças policiais de vários estados seguem a busca pelos assaltantes que fugiram pelos rios Araguaia e Javaés, no Tocantins, e estariam escondidos zona rural dos municípios de Pium, Marianópolis, Araguacema, Caseara e também na Ilha do Bananal.  As barreiras policiais estão nas localidades estratégicas, no qual as abordagens de veículos são feitas de forma ininterrupta.

 

- Divulgação

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp