Equipe diz que candidato do PRTB teria sofrido fraturas, mas ele saiu caminhando normalmente da emissora; Datena justifica dizendo que teve "reação humana"

Alvaro Vallim com informações do Portal G1

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) saíram do debate da TV Cultura na noite deste domingo, 15, antes que o programa chegasse ao fim. Datena foi expulso após agredir fisicamente o candidato do PRTB, que abandonou o debate para procurar atendimento médico, segundo informou sua assessoria em nota, pois ele teria ficado ferido. A emissora mostrou Marçal deixando o estúdio sem qualquer ajuda ou sinal de ferimento.

Depois que foi chamado de “arregão”, Datena desferiu um golpe com uma cadeira em Marçal, que ocupava o púlpito. Os dois candidatos participavam de uma rodada de questões livres, sendo que Datena foi sorteado para responder a uma pergunta de Marçal.

"A gente quer saber que horas você vai parar, já abandonou entrevista chorando. Você que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali. Que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui?", disse Marçal.

Datena respondeu dizendo que Marçal estava fazendo acusações e calúnias contra ele. Ele também chamou o adversário de "bandidinho".

"O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei", respondeu Datena.

“Arregão”

Na réplica, Marçal disse que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro.

"Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem,” afirmou Marçal.

Na sequência, Datena agrediu Marçal com uma cadeira. O programa foi interrompido temporariamente. O candidato do PSDB acabou sendo expulso do debate, enquanto Marçal resolveu abandonar o programa para receber atendimento médico.

“Reação humana”

José Luiz Datena (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, disse que "perdeu a cabeça" ao agredir Pablo Marçal (PTRB) durante o debate da TV Cultura, no domingo (15). O apresentador afirmou que teve uma "reação humana", que não pôde ser contida.

"Infelizmente, eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido, acredito que não. Podia simplesmente ter saído do debate e ido embora pra casa, que era muito melhor. Mas do mesmo jeito que eu choro, como uma reação humana, essa foi uma reação humana que eu não pude conter", afirmou.

Ainda de acordo Datena, a sogra dele morreu após a denúncia de um suposto assédio sexual. Ele disse que se lembrou dela ao voltar a ser acusado no debate. O candidato disse que o caso foi um dos piores momentos da vida dele.

 

"E tenho certeza que minha sogra morreu por causa disso, porque foi em um momento que ela ouviu que havia esse processo e ela teve o primeiro AVC logo em seguida. Eu senti tudo isso voltar na minha cabeça e, na verdade, eu não pude me conter. Tô errado? Tô. Mas fazer o que? Já foi."

O apresentador afirmou ainda que tinha trocado mensagens com Marçal na sexta-feira (13), quando o adversário teria pedido desculpas a ele pelas acusações.

Leia a nota da equipe de Marçal na íntegra

"Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro.

Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido.

Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar.

Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo."

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp