Tocantins já registrou mais de 5 mil casos envolvendo animais. É preciso ter cuidado e atenção.

Stephannie Lopes /Da Redação

Com a temporada de chuvas marcando presença nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, um alerta importante é emitido à população: atenção aos cuidados necessários para evitar encontros indesejados com animais peçonhentos, especialmente escorpiões. O clima quente e úmido do verão oferece condições ideais para que esses animais saiam em busca de abrigo em ambientes secos, como residências.

De acordo com especialistas, os escorpiões, que têm hábitos noturnos, aproveitam o período chuvoso para sair de seus esconderijos em busca de alimento, principalmente pequenos insetos. Embora, em geral, esses animais não ataquem, eles usam o veneno como mecanismo de defesa quando se sentem ameaçados.

Segundo informações do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), somente no Tocantins, foram notificados 5.374 casos de acidentes com animais peçonhentos em 2023. Dentre esses casos, destacam-se 1.597 de escorpiões, tornando essencial a conscientização da população sobre os riscos associados a esses aracnídeos. Contudo ainda ocorreram acidentes envolvendo: 752 serpentes; 378 aranhas; 243 lagartas; 850 abelhas e 1.490 de outros animais.

A analista responsável pela área técnica de zoonoses e animais peçonhentos da SES-TO, Iza Alencar Sampaio de Oliveira, enfatiza a importância de medidas preventivas e ações imediatas em caso de acidentes. Ela destaca que, ao ser acometida por um acidente com animais peçonhentos, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde rapidamente para avaliação médica. "Mesmo que os sintomas não estejam graves para notificação do acidente, é fundamental o uso de medicamentos e substâncias no local da picada. É recomendado evitar torniquetes, sucção ou incisões no local da picada, realizando apenas a lavagem com água e sabão", orienta.

Recomendações para proteção:

Conservar o quintal limpo;
Não acumular entulho e/ou resto de obra dentro de casa;
Evitar deixar sapatos embaixo de móveis;
Estar atento à parte interna das cortinas;
Fechar os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões.

Diante do aumento dos riscos durante a temporada de chuvas, a conscientização e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp