O estudo aponta que pessoas que fazem exercícios têm mais resistência e maior tendência a uma vida longa

Da Redação

Um estudo sobre aptidão física e mortalidade, publicado no jornal científico norte-americano Jama Network Open, em 2018, aponta que pessoas que fazem exercícios têm mais resistência e maior tendência a uma vida mais longa quando comparadas a quem está fora de forma. Para a surpresa dos cientistas, a pesquisa também descobriu que os riscos numéricos de fumar são iguais aos associados a quem não pratica atividades físicas. 

A análise concluiu, em vista disso, que não estar na melhor forma aumenta as chances de óbito precoce tanto quanto fumar nicotina regularmente. Estar em forma é, muito provavelmente, uma das metas na lista da grande maioria das pessoas. Muito além de vaidade ou das maravilhas que isso pode causar à autoestima, encontrar o primor físico e o mental também pode afetar diretamente na questão da longevidade. Assim como nas atividades mais simples e banais do cotidiano, mas que fazem uma enorme diferença quando tratamos de um assunto que nunca deixará de ser fundamental: a qualidade de vida.

Sono saudável

Não há nada tão revigorante e prazeroso quanto ter um boa noite de sono profundo e ininterrupto. O sono sadio é um antídoto impressionante contra o cansaço, estresse, ansiedade, para o melhor funcionamento dos órgãos vitais, entre outros benefícios.

Atividade físicas e, consequentemente, estar em forma, fazem com que você durma mais rápido e tenha um descanso significativamente mais estável. 

Isso porque, depois de uma sessão de exercícios, acontece a homeostase – uma condição de estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente em busca de equilíbrio. 

Com o corpo cansado após atividades físicas, o sono chega de forma mais natural e rápida.
A qualidade do sono também tem relações fortes com a alimentação. O consumo exagerado de comidas com alto teor de açúcar, gorduras, componentes químicos e conservantes como os ultras processados podem resultar em insônia e sono desequilibrado.

Noites mal dormidas acabam obrigando o organismo a procurar por alimentos ricos em carboidratos, que são altamente energéticos, para manter o corpo acordado e funcionando. Isso resulta em um ciclo vicioso que pode influenciar no sobrepeso e outras complicações para a saúde.

Saúde mental

A prática de exercícios e seguir uma dieta saudável afetam também a saúde mental. Atividades físicas são ferramentas influentes para regular os níveis hormonais, podendo aumentar a disposição, reduzir o estresse e a ansiedade.

Realizar algum tipo de esporte ou ginástica ajuda no estímulo neural, na inflamação reduzida e na liberação de endorfina, que é uma substância química que energiza o cérebro e o corpo, causando uma agradável sensação de bem-estar.

Falando sobre a alimentação, a falta de algumas vitaminas pode ser bastante prejudicial. Deficiência de B12, por exemplo, acomete na fadiga, letargia e, em alguns casos, até mesmo na psicose. 

Pouca niacina – vitamina hidrossolúvel que faz parte das vitaminas do complexo B – está ligada a quadros de demência, enquanto níveis inferiores de ácido fólico podem predeterminar a depressão em adultos.

Quando o seu psicológico não está bem, o organismo também costuma sofrer. Sendo assim, é importante cuidar da mente e do corpo para que um possa reproduzir a boa forma um do outro.

Mais confiança
Quando o seu corpo funciona como deveria e sua mente está saudável, a probabilidade de se ter mais confiança é maior. Boas noites de sono, plena operação do organismo e cabeça limpa são ingredientes potentes para que a sua relação consigo mesmo seja de puro amor próprio.

Estar em boa forma, obviamente, também faz muito bem à autoestima. 

Quando gostamos do reflexo que vemos no espelho, ganhamos mais força para continuar com os hábitos que tornaram isso possível, assim como nos dá uma dose extra de determinação para enfrentar os problemas e tensões do dia a dia.

Mais produtividade

Independentemente de lidar com situações corporativas ou tarefas mais caseiras, a verdade é que todo mundo tem inúmeros deveres que não podem ser deixados de lado. Muitas vezes, há afazeres demais e tempo de menos. 

E quando nos sentimos sem disposição ou até um pouco tristes, seguir com as responsabilidades se torna ainda mais complicado.

Em tempos em que tudo age de maneira rápida e abundante, ficar parado e assistir o tempo passar não é uma opção viável. Estar em forma também pode te ajudar a ter mais produtividade na sua casa ou no seu trabalho.

Treinos com seu esporte ou séries do seu exercício favorito, um boa noite de sono e um cardápio balanceado contribuem no impulso à energia necessária para criar e resolver as questões da vida com muito mais vigor e velocidade.

Longevidade

Todos os itens citados acima, se trabalhados de maneira apropriada e constante – para que se tornem hábitos considerados naturais, e não coisas maçantes que devem ser realizadas –, contribuem para uma vida mais longa na melhor condição possível.

Estar em forma é muito mais do que os números na balança ou fotos bonitas para os likes das redes sociais. 

Práticas que visam a boa forma mantém o corpo firme, fortificam o desempenho dos órgãos para que trabalhem da melhor maneira e agem para que a sua mente também receba os cuidados necessários.

Evidentemente, a busca pela boa forma é a busca pela saúde, o que se deve lembrar diariamente. 

Em alguns casos, talvez seja necessário procurar métodos diferentes e mais específicos para conquistar um estado saudável. A perda de peso, por exemplo, pode ser alcançada com ajuda de um balão gástrico e acompanhamento médico.

Bem como dificuldades alimentares e deficiências em vitaminas e outros componentes, podem ser resolvidos mediante consulta a um nutricionista. 

Para outros fins, o que também pode auxiliar é encontrar novos hobbies que não contribuam com o sedentarismo ou procurar ajuda psicológica profissional sempre que possível.

De qualquer maneira, o importante mesmo é sempre prezar pela saúde e encontrar os métodos necessários e seguros para se ter uma vida longa e saudável.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp