Confira o artigo escrito pela estilista Duda Pretto.

Duda Pretto

Eu acredito muito que a gente pode usar a moda como forma de contar pro mundo quem a gente é, no que acreditamos e o que gostamos. Acredito que a moda é uma forma de expressão única e cada um de nós tem a sua forma de ver o mundo e viver a vida e o nosso estilo nada mais é que o reflexo disso. Vira e mexe chega uma cliente pra mim dizendo que não tem estilo, e ai o meu papel como consultora de moda é mostrar pra ela que estilo não é usar todas as tendências de moda com looks bafônicos, porque a moda que eu acredito é livre, é saber se expressar através da roupa do dia a dia.

E eu quero propor que nesse período de fim ano, onde estamos fazendo uma retrospectiva de como foi o nosso ano, tudo que vivemos e mudou na nossa vida ao longos dos últimos 12 meses, que você pare e olhe um pouquinho pra você, para identificar o que você gosta, quais são seus desejos e suas vontades, em como você pode aprimorar o seu estilo e tornar o ato se vestir muito mais prazeroso e divertido. Pra isso eu tenho algumas dicas, vem comigo!

O primeiro passo é olhar pra tudo que você já tem. Sempre digo que o nosso guarda roupas é um acervo que a gente constrói ao longo da vida, e isso tem muito valor, pensa que ali tem peças que você tem há anos e tem também uma peça novinha que você acabou de comprar na Black Friday. Todas essas peças constroem o seu estilo, que é único. Então a minha dica é você tirar tudo e espalhar em cima da cama, de maneira que você consiga visualizar todas essas peças, separa por uso, as que você mais usa até as que nunca usou e tenta identificar o que elas têm em comum, que elemento você mais gosta de usar.

Que cor? Que comprimento? São peças mais soltinhas ou justinhas? Avalie tudo que você gosta e não gosta nas peças, assim você já começa a desenvolver um filtro para te ajudar nas próximas compras.

O segundo passo é separar todas as peças que precisam de reparo ou que precisam ser substituídas porque já estão muito gastas. Tirar da frente as peças que não estão legais pra usar hoje super ajuda na hora de montar os looks, porque você consegue visualizar todas as opções que você tem. Depois que você já passou um pente fino nas suas peças é hora de montar os looks, pegue suas peças favoritas e tente montar 3 looks para ocasiões diferentes com cada um deles, um look para trabalho, um para passeio e um para noite. Fotografe todos pra não esquecer, esse é um ótimo exercício para criatividade.

E o último passo é organizar o seu guarda roupas. A minha experiência como consultora de moda me mostrou um jeito que fica super prático que super ajuda no dia a dia, que é separar as peças por tipo, então coloca todas as saias juntas, todas as camisas, calças e assim por diante.. e aí dentro dessa separação, você organiza por comprimento, do mais curto até o mais longo, e as partes de cima por comprimento de manga, das regatas até as que são manga longa, mas você pode ficar a vontade pra organizar do seu jeitinho, o importante é que você saiba onde está cada coisa.

Lembre-se sempre que a moda não é um conjunto de regras com imposições de padrões e tendências que precisam ser seguidas, a moda é uma forma de expressão, e as roupas e acessórios podem ser usados para contar histórias, se aproprie dessa ferramenta e divirta-se montando seus looks!

Duda Pretto

Duda Pretto é estilista formada em Design de Moda pela FAAP, pós graduada em Fashion Marketing and Communication pelo IED e especialista em Pesquisa de tendências pelo Istituto Marangoni. Pretto tem experiência em diversos segmentos como infantil, masculino, fitness, beachwear e moda feminina. Sua vivência profissional está em todas as etapas da criação de uma coleção de moda.

Acompanhe Duda Pretto nas redes socias: @dudapretto.inc

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp