As escolas agendaram o horário das visitas e os estudantes podem participar das palestras

Da redação

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, Agrotins, teve um significado especial para o estudante Jorge Ferreira de Oliveira, 20 anos, aluno da 3ª série do ensino médio da Escola Família Agrícola de Porto Nacional. Filho de agricultor, residente na Fazenda Jenipapo, em Rio do Sono, ele buscou na Agrotins novidades e conhecimento que poderá compartilhar com a família e ampliar a produção da família.

“Estamos buscando os benefícios para quem trabalha no campo e conhecer essas novidades tecnológicas e de pesquisas para ampliar o nosso conhecimento”, contou o estudante Jorge, que pensa em se profissionalizar na área da agronomia.

A estudante Mahyure Silva Ferreira, 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Agropecuária de Porto Nacional, também ressaltou a importância da feira para novas aprendizagens. “Aqui é um espaço para se conectar, conhecer as inovações do setor do agronegócio”, contou.

O estudante Augusto Grisa Michels, 16 anos, aluno da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual João da Silva Guimarães é filho de produtor rural, ele aproveitou para explicar para os colegas sobre como funciona e para que servem as máquinas que atualmente compõem o setor agrícola.  “Gosto muito dessa área e estou aqui para visitar todos os estandes e conhecer as inovações”, ressaltou.

Augusto apresentou as novidades da feira para os colegas Ruan Samuel, 16 anos e Pablo Renan, também de 16 anos, que ficaram encantados com o que aprenderem e viram na feira.
 
A professora Roseane Fonseca da Silva, que leciona Projeto de Vida no Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional, explicou que levou para a Agrotins um grupo de 37 alunos.  “Aproveitamos para trazer os alunos para que eles tenham contato com novas realidades e conheçam o que estão fazendo no setor da agricultura. São estudantes que residem num município que apresenta um potencial de crescimento no agronegócio e a nossa intenção é despertar o interesse deles para esse setor”, esclareceu a professora.

Zenaide Aquino Antero, da Gerência de Educação do Campo da Secretaria da Educação do Campo e Quilombola ressaltou a importância dos estudantes participarem da feira. “Aqui, os alunos tem contato com novos equipamentos, como formas de plantar e manejos sobre diversas criações. E isso é importante, ampliar o trabalho realizado nas escolas”, esclareceu.

Josiel Gomes dos Santos, gerente de Educação Profissional da Secretaria da Educação destacou as aprendizagens dos estudantes que compartilham com a família. “Aqui, os estudantes conheceram técnicas de alta produtividade, ampliação das tecnologias no campo, e como melhorar o desempenho no setor produtivo”, comentou.

Abertura da feira

A maior feira de tecnologia e agropecuária do Tocantins foi aberta nesta quarta-feira, 11, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, do secretário da Agricultura do Estado do Tocantins, Jaime Café, de secretários de Estado, presidentes de Autarquias, deputados, empresários do setor do agronegócio e agropecuário do Tocantins, e demais autoridades do legislativo estadual, municipal e de um público diversificado.

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, representou o secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, na solenidade de abertura do evento. A Secretaria da Educação tem um estande para acolher alunos e visitantes e apresentar o trabalho realizado pela equipe da Seduc.

Este ano, o tema da feira é integrar, intensificar e preservar.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp