Parlamentares bolsonaristas soltaram Fake News dizendo que o governo Lula estava taxando os prêmios dos atletas e as medalhas: a lei que cobrava imposto de premiações tem mais de 50 anos

Alvaro Vallim

Antecipando-se aos parlamentares bolsonaristas que movimentavam no Congresso a votação de um projeto de lei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou Medida Provisória que isenta da cobrança do Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O texto da MP nº 1.251, assinado pelo presidente, pelo ministro André Fufuca (Esporte) e pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8 de agosto.

A Medida Provisória modifica a Lei nº 7.713, de 1988. A regra passa a prever que valores recebidos por atletas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos como premiação pela conquista das medalhas, pagos por Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ficam isentos de tributação pelo Imposto de Renda. As medalhas, troféus e outros objetos comemorativos recebidos em eventos esportivos oficiais realizados no exterior já eram isentos de impostos federais. O texto especifica que a validade é a partir de 24 de julho de 2024, o que abrange os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, que estão em curso na França.

Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a decisão. "Editei Medida Provisória que isenta de Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O imposto cobrado por premiações de atletas olímpicos e paralímpicos existia há mais de 50 anos. As medalhas, troféus e outros objetos comemorativos recebidos em eventos esportivos oficiais realizados no exterior já eram isentos de impostos federais", postou.

Fake News

No final da semana passada bolsonaristas começaram a divulgar notícias falsas de que o governo Lula estaria taxando premiações dos atletas olímpicos, e ainda acrescentaram que as medalhas também seriam taxadas, o que não estava nas leis que previam a taxação das premiações há mais de 50 anos. As publicações de fake news obrigaram a Receita Federal a publicar nota esclarecendo o assunto.

Incoerente

O deputado Luiz Lima (PL-RJ) apresentou projeto na última segunda-feira, 5, na Câmara dos Deputados para isentar as taxas dos atletas. Porém, o mesmo deputado e outros bolsonaristas que já estavam no mandato na Olimpíada de Tóquio não criticaram o então governo Bolsonaro e nem o ministro Paulo Guedes e muito menos apresentaram projeto, na época, prevendo taxação.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp