Ao todo foram cumpridos, em Palmas, 5 Mandados de Busca e Apreensão e 5 Mandados de intimação expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins

Redação

Na manhã desta quinta-feira, 04, a Polícia Federal no Tocantins deflagrou a operação Subitis Fictus. Segundo o apurado pelo DT, o objetivo é desarticular uma associação criminosa dedicada à prática de diversos crimes, especialmente fraudes no recebimento do auxílio emergencial pagos por meio da Caixa Econômica Federal (CAIXA).

Ao todo foram cumpridos, em Palmas, 5 Mandados de Busca e Apreensão e 5 Mandados de intimação expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins.

Entenda 

A Polícia Federal iniciou as investigações contra o grupo em 2023. Na época, além da apreensão de materiais em inquérito, também foram feitas prisões em flagrante que levaram a PF a identificar outros envolvidos na prática de falsificação de carteiras de identidade e uso desses documentos falsos na CAIXA. 

De acordo com a PF, os fatos investigados levam para o cometimento dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos e estelionato majorado, previstos nos artigos 288, 297 e 171, 3, do Código Penal, cujas penas podem chegar a 14 anos de prisão.

O nome da operação, "Emergência Falsa", na tradução da expressão em latim, é uma referência à utilização de documentos falsos para obtenção fraudulenta do Auxílio Emergencial.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp