A taxa de aproveitamento do plantio segundo o consultor é alta, ao levar em conta a qualidade da terra e os fatores climáticos que favorecem a plantação de pimenta.

Hellen Maciel

Há três anos Josiney Ferreira, proprietário da Fazenda Sonho Meu, próximo à Colinas do Tocantins teve a ideia de plantar pimentas. Para isso, ele viajou ao Pára, Minas Gerais e Espirito Santo para conhecer a cultura das pimentas.

Em parceria com o Sebrae, Josiney teve orientação e acompanhamento técnico para iniciar a produção, contou com a ajuda do Sebrae para análise e preparação de solo e investiu em mudas.

O consultor do Sebrae Gilmar Mendes, informou ao Diário Tocantinense que a plantação de pimenta começou com a escolha da área, depois a preparação de solo a partir de análise, montagem de irrigação e plantio.

A expectativa de Gilmar é positiva em relação a plantação, o consultor acredita que seguido todo o plano de negócio o resultado será satisfatório, rentável e bom para a economia local, “tínhamos doze pessoas contratadas para fazer o plantio na segunda-feira, mais quatro na propriedade, foram dezesseis pessoas trabalhando durante a semana”, informou.

A taxa de aproveitamento do plantio segundo o consultor é alta, ao levar em conta a qualidade da terra e os fatores climáticos que favorecem a plantação de pimenta. A safra inicial rende 800g à 1kg, no segundo ano, passa de 1,8 kg por planta, sendo de 13 meses a safra. A área usada para a plantação foi de cinco hectares e o investimento do plantio custa em torno de 32,00 reais por planta.

As variedades das pimentas são conhecidas como Apra e Kottanadan, pimenta-do-reino de variedade vindas de viveiro registrado nos órgãos de fiscalização do Espírito Santo, Estado que é o segundo maio produtor do cultivar no Brasil. Josiney Ferreira investiu 7,4 mil mudas de kottanadam e 800 mudas de Apra.

O Sebrae de Colinas responde por 27 municípios do Estado no auxílio e acompanhamento de pequenos produtores. São iniciativas como esta que auxiliam o crescimento econômico do Tocantins.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp