Segundo a assessoria de imprensa, as aulas remotas da Coopefa tem atraído alunos de vários municípios do estado

Da Redação

Para evitar a perda do ano letivo de crianças e adolescentes devido a pandemia do novo Coronavírus, instituições escolares têm adotado as plataformas digitais para aplicação dos métodos pedagógicos. Apesar dos estudos pela internet serem desafiadores, as aulas remotas da Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COOPEFA), registrada ao Sistema OCB Tocantins, tem atraído alunos de vários municípios do estado e o Projeto Coopefa Sem Fronteiras estendeu então suas matrículas para alunos de todo o país.  

Acompanhamento aos estudantes na modalidade online e condições facilitadas nas mensalidades são diferenciais que despertaram o interesse dos pais que já estão transferindo a matrícula dos seus filhos para a cooperativa. As aulas remotas são conduzidas pelos professores nas plataformas Google Meet e no Youtube. Além disso, todos os direcionamentos e dúvidas são solucionados pelo grupo de WhatsApp de cada turma. As metodologias utilizadas são amparadas pelo Conselho Estadual de Educação e o atendimento diferencia-se conforme a realidade das famílias. 

A presidente da Cooperativa, Lucélia Lisboa, pontua as vantagens e etapas do método adotado na instituição. “Desde que se iniciou o isolamento social, a COOPEFA ofereceu aos seus alunos atendimento imediato, direcionando-os às atividades contínuas já prevista para a semana. Nosso acompanhamento busca analisar o contexto que o aluno se encontra, verificar o nível de aprendizado ou conhecimento, então cadastramos em duas plataformas: o Positivo On (Plataforma pedagógica) e Sige Escola (Plataforma de Notas, frequência e registro de ocorrências), em seguida o aluno tem acesso aos links das apostilas on-line”, explica.

O presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, parabeniza a cooperativa pela iniciativa. “Vemos que as cooperativas tocantinenses estão cada vez mais engajadas e buscando meios de inovar, principalmente neste momento de pandemia. Ações como essa desenvolvem as nossas comunidades e promovem o bem comum. COOPEFA é um exemplo a ser seguido”, parabeniza.   

Melhor escola no ENEM 
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizados na ferramenta Raio X das Escolas, criada pelo Portal G1, a COOPEFA foi destaque em 2018 como melhor escola de Formoso do Araguaia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A presidente da Cooperativa, acrescentou que a instituição conta atualmente com 98% dos alunos cursando nível superior. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp