Além de promover a regularização do segmento, a "Lei de Desmonte de Veículos" também reforça a preservação ambiental. Os desmanches serão responsáveis pela destinação adequada dos resíduos automobilísticos.

Da Redação

Uma solenidade nesta quarta, 2, em Palmas, marca início da entrada em vigor da legislação no Estado, que é a 6ª unidade da federação a adotar as novas diretrizes   

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) implementou, nesta quarta-feira, 02, durante solenidade no Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, a "Lei de Desmonte de Veículos", com o início da vigência da Lei nº 12.977/2014. Com a medida, o Tocantins é o sexto estado do país a implantar a legislação federal. O Detran/TO atuará na disponibilização de sistemas, credenciamento e fiscalização

Segundo o especialista no tema, Marcelo Magalhães, que proferiu palestra durante a solenidade, as novas diretrizes são uma forma de trazer a regularização para o setor de desmonte de veículos e comercialização de peças usadas, além de possibilitar que os empresários do setor possam participar de leilões públicos e privados em todo território nacional.  “É uma forma de separar o joio do trigo. Com a Lei, a população vai ter no site do Detran a listagem das empresas legalizadas e com o diferencial de ter a possibilidade de fazer a busca por uma determinada peça.  Agora, o público poderá pesquisar com transparência e segurança, e, além disso, a implantação favorece a queda da criminalidade”, explicou.

Uma das principais medidas da Lei é a obrigatoriedade de cadastro e licenciamento dos estabelecimentos que atuam no desmanche de veículos automotores. Com esse controle, será possível rastrear e responsabilizar os proprietários, inibindo a atuação de desmanches ilegais e reduzindo o comércio de peças provenientes de crime.

“Nossa intenção é promover uma evolução da atividade com um todo. Por isso estamos promovendo essa legislação que proporciona segurança  jurídica e institucional, o que foi muito positivo para os estados que já fizeram a implantação. E para que tenha completo êxito nesse processo, vamos disponibilizar nossa assessoria e nosso conhecimento neste período de transição”, afirmou o secretário de Estado da governadoria, Jairo Mariano, na ocasião.

Outro ponto relevante é o registro de todas as peças resultantes do desmonte em um banco de dados nacional. Essa medida permitirá o rastreamento da origem dos componentes, tornando mais difícil a comercialização de peças ilegais e garantindo maior segurança na reposição de componentes para os veículos em circulação.

A fiscalização também será intensificada, com vistorias periódicas realizadas pelos órgãos responsáveis. Essa medida garantirá que os desmanches estejam em conformidade com as normas, assegurando a legalidade das peças comercializadas e inibindo a atuação de estabelecimentos irregulares.

De acordo com o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, já há algum tempo o Governo do Tocantins vem trabalhando na implantação no Estado. “A Lei incumbe essa responsabilidade aos Detrans de regular e disciplinar essas atividades. E nós temos certeza que as novas diretrizes trarão benefícios a todos segmentos envolvidos. Numa primeira fase do processo de implementação vamos divulgar uma portaria chamando as empresas para se credenciarem e numa segunda parte, já com o sistema funcionando, todo o setor atuará de um forma legaliza, o que traz benefícios para os consumidores, os empresários e a segurança pública de uma forma geral, com a queda no número de ilícitos”, afirmou.  

Além de promover a regularização do segmento, a "Lei de Desmonte de Veículos" também reforça a preservação ambiental. Os desmanches serão responsáveis pela destinação adequada dos resíduos automobilísticos, colaborando para a preservação do meio ambiente e evitando danos provocados por substâncias nocivas.



 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp