Expectativa sobre uma possível chegada do ex-prefeito Carlos Amastha, para uma composição política com o PSB.

Alvaro Vallim

A convenção da Federação PSDB-Cidadania foi realizada nesta segunda, 5, no auditório da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na região sul da Capital, esocolheu como candidato a prefeito de Palmas o deputado estadual professor Júnior Geo (PSDB). Também participaram os partidos da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB e PV) e ainda o PSD.

Estavam presentes a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, presidente do PSDB estadual do Tocantins, o ex-governador de Goiás e presidente nacional do PSDB Marconi Perillo, o presidente do diretório municipal do PSDB, deputado estadual Eduardo Mantoan, o presidente da Câmara Municipal, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB)a presidente municipal do PCdoB, jornalista Roberta Tum, o ex-senador Donizete Nogueira (PT), o presidente do PT Metropolitano, João Helder Vilela, o Vilela do PT, além de outros dirigentes e representantes partidários, lideranças, vereadores e candidatos a vereadores.

Durante a reunião, uma grande expectativa por uma possível chegada do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), que ontem anunciou desistência da corrida ao Paço Municipal e que agora será candidato a vereador. A chegada dele significaria a adesão de um apoio importante e também uma possível composição de chapa.

De acordo com a presidente do PCdoB de Palmas, Roberta Tum, os partidos da Federação Brasil Esperança defendem o nome de uma mulher como vice, o que seria também uma exigência da prefeita Cinthia Ribeiro para completar a chapa.

Discursos

Durante os discursos, Cinthia Ribeiro pontuou que "não pode haver projeto pessoal para o postulante a prefeito de Palmas" e dando uma indireta nos adversários disse também que "não há eleição ganha" e nem espaço mais para "eleição comprada" e asseverou "repudiar qualquer forma ilegítima de fazer política".

O senador Irajá, presidente estadual do PSD, disse acreditar que Júnior Géo é "com certeza a melhor opção para ser o próximo prefeito de Palmas" por fazer política de uma forma natural e baseada no interesse coletivo. Falou também que "a foto que queremos não é de um palanque lotado de lideranças, mas as fotos das obras que você (Júnior Géo) fará nesta cidade". E arrematou enfatizando que "você é um homem de mãos honradas".

O deputado Eduardo Mantoan fez um discurso cheio de recados diretos e indiretos, falou que "tudo aqui é real, aqui não tem fake news" e acrescentou que "a gente faz a política olho no olho, a boa política". Sobre Júnior Geo, frisou que "ele tem o DNA tucano" e faz política de maneira "simples e honrada".

Vilela do PT fez também um discurso contundente e apontou que "não se pode entregar a cidade nas mãos de qualquer um".

Roberta Tum, presidente do PCdoB, falou em nome da federação e salientou que Palmas "precisa de um prefeito civilizado" e revelou que vai ser fácil fazer campanha e pedir voto porque "ele (Geo) é ficha limpa". Também acrescentou que a cidade não pode ficar nas mãos de "quem usa política para fazer negócio".

Marconi Perillo destacou a importância de dar continuidade às obras e projetos iniciados na gestão de Cinthia. "A continuidade da gestão é muito importante para que os projetos sejam concretizados e as obras concluídas", enfatizou lembrando governos do PSDB que conseguiram fazer sucessores. O ex-governador de Goiás lembrou que conhece todos os municípios do Tocantins e que percorreu o território quando ainda era pertencente a Goiás e que por isso se sente também um pouco tocantinense.

Canditado

O deputado Júnior Geo destacou que entrou na política para ajudar as pessoas e não para proveito próprio, enfatizando ser professor por formação e de sala de aula. "Não sou dono de escola, sou de sala de aulas e mais de 70 mil pessoas já passaram pelas minhas aulas, seja nas escolas, seja nos cursinhos e preparatórios de concursos".

Geo revelou ter resolvido entrar para a política num dia que resolveu parar na Câmara Municipal de Palmas e se deparou com dois vereadores discutindo violentamente um assunto banal e quase indo às vias de fato. "Naquele dia, na Câmara Municipal, resolvi que tinha que fazer alguma coisa para ajudar de fato a população", afirmou.

O candidato também falou de sua atuação na Assembleia Legislativa e das votações em que ficou sozinho em vários projetos de lei e assuntos debatidos na casa. "Já me perguntaram se eu não cansava de ser derrotado no voto, mas eu seria derrotado é se eu me calasse diante de assuntos tão importantes como o fim da Delegacia de Combate à Corrupção, que foi extinta e só teve o meu voto contra" (lembrando governo Carlesse).

Ele também exaltou o trabalho da atual prefeita e que argumentou querer fazer a gestão da cidade em favor da maioria da população e não em proveito pessoal ou de pequenos grupos com interesses duvidosos.

Vice

A parte das falas foi concluída sem que fosse anunciado o candidato, ou candidata, a vice na chapa. Informações das lideranças partidárias davam conta que as articulações só seriam concluídas hoje e nomes como Amanda Sobreira, do PSB, e a vereadora Solange Duailibe foram comentados e teriam sido sugeridos e discutidos.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp