A expansão no estado tem como pilar o atendimento voltado para pequenos e microempreendedores e o agronegócio

Da Redação

Como parte do projeto para levar o banco e desenvolvimento ao interior do Brasil, o Santander programa a abertura de novas agências no Tocantins. Com uma base instalada atual de oito agências e postos de atendimento, a presença do banco deverá crescer 50% até abril de 2022, somando um total de 12 lojas. As lojas a serem inauguradas estão localizadas em Luzimangues - na Região Metropolitana de Palmas - e nos municípios de Guaraí, Colinas do Tocantins e Araguaína. A expansão no estado tem como pilar o atendimento voltado para pequenos e microempreendedores e o agronegócio.

“O Banco investe na expansão das lojas no Tocantins por acreditar no potencial econômico e na transformação que o estado vem atravessando nos últimos anos, principalmente em razão do crescimento do agronegócio, do comércio e serviços”, destaca Edilson Vicente, Gerente da Regional Comercial no Tocantins do Banco Santander.

Para Eugênio Godoy, Superintendente Executivo da Rede Centro-Oeste do Santander Brasil, o interior do estado - onde estão os pequenos empreendedores - vem demonstrando desenvolvimento acelerado. “No Tocantins, o microcrédito é mais tomado por esses comerciantes em geral, especialmente dos segmentos de moda e alimentos. O Santander quer apoiar e participar desse momento”, afirma. Para pequenos e microempreendedores como costureiras, donos de salões de beleza e de bares e revendedoras de cosméticos, entre outros, o Santander oferece orientação sobre gestão e auxilia no mapeamento de oportunidades de negócios, por meio do Prospera Santander Microfinanças.

“Desde a criação do programa, a estratégia do Santander é levar o Agente Prospera ao público, e não o contrário, evitando que o cliente se desloque até uma agência bancária, localizada muitas vezes a quilômetros de distância. O modelo é o de aval solidário, em que os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um – hoje mais de 95% dos atendidos mantêm os pagamentos em dia. A tecnologia é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato”, destaca Godoy.

O Prospera Santander Microfinanças é uma modalidade que atua com taxa de juros baixos, de 2% a 4% ao mês, considerando o prazo, a vinculação do cliente com o banco e a pontualidade no pagamento, podendo ser contratado por até 24 meses, com valor máximo de financiamento de R$ 60 mil.

No caso do setor agro, o Santander está com linhas de crédito para apoiar os negócios da agricultura e pecuária, importantes atividades no estado. “Temos atuado com a disponibilização de recurso obrigatório ao produtor e, também, olhando linhas de financiamentos de produtos e serviços, que são subsidiadas pelo BNDES”, explica o executivo. Nessa ofensiva para marcar presença no Tocantins, o Santander viu o recurso obrigatório - linhas de crédito direcionadas pelo governo federal - avançar em números de contratos no primeiro semestre deste ano na região, apoiando o produtor, inclusive, no financiamento de antecipação das safras de 22/23. Todas as agências do Tocantins estão capacitadas para atender e disponibilizar os recursos, levando o banco a tornar-se parceiro dos produtores no sucesso na atividade.

O Santander tem ainda uma linha específica para financiamento de energia solar, o CDC Solar, com prazo de até 96 meses. “Sabemos que a energia solar deve representar nos próximos 10 anos quase 13% da matriz energética total. Por isso, temos apoiado o financiamento de placas solares para pessoas físicas e, também, para o agronegócio, em razão da demanda apresentada pelos produtores”, complementa Godoy.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp