Entre 1º de agosto a 07/09 de 2021 caíram ao todo 22.347 raios, sendo que 8,243 tocaram o solo do estado

Da Redação

O estudo abordado no livro “Brasil: Campeão Mundial de Raios”, dos cientistas Osmar Pinto Jr. e Iara R.C.A. Cardoso, fundadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE, prevê aumento na incidência de raios no Brasil até o final deste século, garantindo a permanência do título mundial de campeão de raios para o país. O livro será lançado em formato digital no dia 15 de setembro, véspera do início da temporada anual de raios no Brasil, mas já está em pré-venda e pode ser adquirido através das plataformas da Amazon, Livraria Cultural, Rakuten Kobo, Google Play Books e Apple Book.

Além de revelar como os autores descobriram, a partir da observação de dados de satélites, que somos o país campeão mundial em incidência de descargas atmosféricas, a obra traz um panorama do conhecimento atual sobre o assunto e a projeção de como ocorrerá o aumento do fenômeno no futuro.

A primeira estimativa da distribuição de raios no Brasil no final deste século, a partir de modelos climáticos globais e um cenário de contínuo crescimento das emissões de gases de efeito estufa nos níveis atuais, sugere um aumento na incidência de raios em quase todo o país, em particular na região Amazônica, onde se espera um aumento de 50%. Já a região nordeste deve sofrer um pequeno aumento (10%) e as demais regiões devem ter aumento entre 20% a 40% na ocorrência de raios.

Atualmente o Brasil registra em média cerca de 70 milhões de raios por ano, com grandes variações como em 2020, ano sobre a influência do fenômeno climático La Niña, quando foram registrados 110 milhões de raios.

O aumento significativo na incidência de raios no Brasil sugere que se medidas de prevenção não forem tomadas as mortes causadas pelo fenômeno tendem a aumentar. Atualmente, centenas de pessoas e de animais são atingidas todos os anos no país, sendo que 30% das pessoas e mais de 90% dos animais morrem.

No Tocantins, por exemplo, entre 1º de agosto a 07/09 de 2021  caíram ao todo  22.347 raios, sendo que 8,243 tocaram o solo do estado.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp