O valor da bandeira de 'escassez hídrica' é de R$ 14,20 a cada 100 kWh, ou seja, 49,6% mais cara que a vermelha patamar 2

Da Redação

A conta da energia elétrica mais uma vez vai pesar no bolso do povo brasileiro a partir desta quarta-feira, 1º de setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta última terça-feira, 31, que uma nova bandeira tarifária foi instituída e ficará vigente até abril de 2022.

O valor da bandeira de 'escassez hídrica' é de R$ 14,20 a cada 100 kWh, ou seja, 49,6% mais cara que a vermelha patamar 2. A previsão da Agência é de que as contas de energia dos brasileiros sofram um aumento médio de 6,78% a partir de setembro. 

Os custos com a produção de energia elétrica têm aumentado desde o ano passado, por conta da crise hídrica pela qual o País passa, chegando até a importar da Argentina e Uruguai.

O custo a mais é cobrado a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e já havia sofrido um reajuste de 52% em julho. O último reajuste de julho também elevou o valor das bandeiras vermelha 1 e amarela.

Os aumentos segundo o órgão são necessários para garantir o fornecimento durante a crise hídrica que afetou os reservatórios das hidrelétricas, fazendo necessário o acionamento das térmicas, que possuem uma energia mais cara.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp