Dados do INPE! Em um único dia, Tocantins registrou mais de 55 mil raios

Em 2020, mais de 2,6 milhões descargas atmosféricas caíram no estado

Da Redação

Durante os temporais, são frequentes casos de quedas de árvores, deslizamento de terras, raios e objetos que são lançados sobre a rede elétrica, causando o rompimento de cabos de energia e a destruição de postes, provocando o desabastecimento de energia. O Tocantins é um dos estados com maior índice de descargas atmosféricas do país. Em apenas um dia (02/10), por exemplo, foram registrados cerca de 55 mil raios no Tocantins. Recentemente, outro número surpreendeu. No dia 23 de setembro, o estado registrou 73.362 raios. Os números são levantados através do monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em 2020, mais de 2,6 milhões descargas atmosféricas caíram no estado.
 
Para amenizar esses transtornos causados por estes temporais, a Energisa, além de reforçar o número de equipes, investe constantemente na modernização e manutenção do sistema elétrico. “Ao longo do ano nos preparamos para este período chuvoso, visto que a nossa rede de distribuição também sofre com os eventos climáticos, cada vez mais severos. É realizado trabalho de manutenção preventiva, investimentos em infraestrutura com equipamentos de monitoramento e controle remoto, além da capacitação contínua da equipe de campo e operadores que trabalham 24h para manter o conforto de nossos clientes”, afirma o gerente de Operação, Alberto Cunha.
 
Durante um temporal, muita coisa pode acontecer. Chuvas e ventos fortes derrubam árvores, lançam objetos na linha elétrica e provocam deslizamento de terras. Por conta de todos esses fatores, é fundamental tomar algumas medidas para garantir a sua segurança e evitar, também, perdas materiais.